Dia de Luiz Gonzaga, é Dia Nacional do Forró!

 

Em homenagem ao nascimento do mestre Luiz Gonzaga, hoje, 13 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Forró!

O Rei do Baião aprendeu a tocar com o pai, Januário, sanfoneiro muito requisitado nas festas dançantes, além de consertar e afinar sanfonas para outros tocadores. Com oito anos, Luiz passou a acompanhá-lo com e não parou mais de tocar.

Luiz Gonzaga saiu do sertão pernambucano aos 16 anos de idade e voltou com 32, já famoso e tocando sanfona com 120 baixos. Desse retorno nasce a música ‘Luiz, respeita Januário’, que tem em sua letra o pedido para que Luiz respeite os oito baixos do pai.

Gonzagão, que se estivesse vivo completaria hoje 106 anos, popularizou os assuntos sertanejos, tornando o Baião um sucesso nas rádios, além da roupa e o rasta-pé dos cangaceiros chamado de xaxado.

Hoje, 13 de dezembro, acontece a abertura oficial do Fórum Movimento Brasil Junino, que vai até o dia 15 e será palco das principais discussões e atividades de fortalecimento e promoção da cultura junina do país. Entre os participantes estão pesquisadores, produtores, quadrilheiros, forrozeiros, cantores, e artistas.

O projeto, que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Cidadania e Turismo (IBI) com co-realização da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e apoio do Ministério da Cultura; pretende ser base para formulação de políticas públicas de valorização das atividades folclóricas e fortalecer o movimento junino brasileiro na preservação de raízes culturais regionais que representam importância social, cultural e econômica por meio de geração de trabalho e fomento ao turismo.

O Fórum Movimento Brasil Junino conta também com atividades culturais, apresentações de dança, teatro e shows forró! Entre os artistas da programação estão Elba Ramalho, Quinteto Violado, Lucy Alves, entre outros, para celebrar esse forró!

 

O Fórum Movimento Brasil Junino é uma realização do IBI – Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania, com co-realização da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e apoio do Ministério da Cultura.

#SeturDF #EuAmoBrasilia #TurismoBSB #bsbcityofdesign #bsbcidadedodesign #BrasilJunino #CulturaPopular #Forró #Brasília #Brasil #Cultura&Arte #Forroderaiz