Fórum Movimento Brasil Junino reúne representantes do país inteiro no primeiro dia de projeto

Na manhã desta quinta, 13 de dezembro, o Estádio Nacional de Brasília recebeu grandes artistas e representantes da Cultura Nordestina para a abertura do Fórum Movimento Brasil Junino, entre os participantes da abertura, estavam autoridades e artistas.

A Presidente do Instituto Brasileiro de Integração (IBI),Edilane Oliveira, iniciou a fala de abertura emocionada, lembrando que hoje é o Dia Nacional do Forró, dia do nascimento de Luiz Gonzaga, e que pela primeira vez consegue reunir forró, artistas e autoridades num mesmo local para falar sobre o Movimento Junino.

Edilane Oliveira, Presidente do Instituto Brasileiro de Integração – IBI. Foto: Érica Fontoura.

“O que me motivou a realizar tudo isso é ter a certeza de conseguir tirar daqui não só a expressão de alegria, mas também um movimento para mostrar a força que o forró tem. O Brasil é Junino! Muito Obrigada! Sejam todos bem-vindos!”, disse.

Elba Ramalho durante a abertura. Foto: Érica Fontoura

A cantora Elba Ramalho fez parte do momento de abertura e afirmou que “o que a gente precisa fazer é que essa cultura chegue ao mundo! Cada passo que a gente der em favor da nossa cultura é um passo em favor do brasil”.

As palestras que marcam o dia de abertura do Fórum trazem temas como o “Valor das festividades Juninas brasileiras como produto turístico nos mercados nacionais e internacionais” com a técnica da Embratur, Mariana Velasco; “O valor cultural e o potencial turístico das festas juninas brasileiras, em especial, O Maior São João do Mundo” com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e o Gerente de Turismo de Campina Grande, Rosália Lucas e Lima Filho; “A visão da cultura brasileira no exterior” com o músico Felipe Alcântara; e outras palestras que movimentaram o dia no Estádio Nacional Mané Garrincha.

O dia conta ainda com apresentações artísticas de Elba Ramalho, Trio do Nordeste, Quadrilha Junina Si Bobiá a gente Pimba, Nilson Freire e Convidados, Balé Flor do Cerrado, Forró de Vitrola com Cacai Nunes, Mateus e Catirina e Trio Siridó.

O Fórum Movimento Brasil Junino é uma realização do IBI – Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania, com co-realização da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e apoio do Ministério da Cultura.

#SeturDF #EuAmoBrasilia #TurismoBSB #bsbcityofdesign #bsbcidadedodesign #BrasilJunino #CulturaPopular #Forró #Brasília #Brasil #Cultura&Arte #Forroderaiz