Fórum Movimento Brasil Junino 2018

Fórum Movimento Brasil Junino reúne participantes de todo o Brasil

O projeto conta com atividades de fortalecimento e promoção da cultura junina do país

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2018, Brasília receberá o Fórum Movimento Brasil Junino. O projeto, que acontecerá no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, será palco das principais discussões e atividades de fortalecimento e promoção da cultura junina do país. Entre os participantes estão pesquisadores, produtores, quadrilheiros, forrozeiros, cantores, e artistas.

O projeto, que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Cidadania e Turismo (IBI) com co-realização da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e apoio do Ministério da Cultura; pretende ser base para formulação de políticas públicas de valorização das atividades folclóricas e fortalecer o movimento junino brasileiro na preservação de raízes culturais regionais que representam importância social, cultural e econômica por meio de geração de trabalho e fomento ao turismo.

O Fórum Movimento Brasil Junino conta com três principais ações, além de atividades culturais com apresentações de dança, teatro e shows forró.

Fórum Nacional de Forró de Raiz

O Fórum Nacional de Forró Raiz busca o reconhecimento das matrizes do Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil e reúne para esta discussão por meio de palestras e encontros técnicos, pesquisadores, produtores, gestores públicos, forrozeiros e entre outros artistas e envolvidos para debater ações de proteção e preservação das matrizes do forró e políticas públicas que visem o reconhecimento das atividades da categoria.

II Simpósio Nacional do Movimento Junino

Outra atividade que pretende promover discussões construtivas e de integração para valorização da arte regional brasileira será o II Simpósio Nacional do Movimento Junino, realizado em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno – LINQDFE e a Confederação Brasileira de Quadrilha Junina – CONFEBRAQ.

No Simpósio serão abordados temas como o reconhecimento dos movimentos culturais regionais e das festividades juninas como fomentadores de turismo regional e rendas locais e propostas que possam nortear políticas públicas e privadas sobre o movimento nacional de Quadrilhas Juninas, reunindo atores sociais e agentes culturais de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

O Fórum Brasil Junino

A importância do movimento junino brasileiro para o turismo nacional e internacional também serão pauta principal do evento. O Fórum Brasil Junino conta com participação de representantes do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e EMBRATUR, além de governos estaduais e municipais; e pretende estabelecer um programa de investimentos e de promoção das festividades juninas nacionais como produto turísticos para fortalecimento da cultura que movimenta e gera renda para as regiões.

Música & Arte

O encerramento de cada dia de atividade do Fórum vai contar com apresentações de dança e grupos folclóricos, teatro e de grandes nomes do forró no Brasil, entre eles, Elba Ramalho, Quinteto Violado e Lucy Alves. A programação cultural será aberta ao público geral com entrada gratuita.

 

 PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS E ENCONTROS TÉCNICOS

 👉🏿 www.brasiljunino.com.br/pt_BR/destaque-principal/

PROGRAMAÇÃO ATIVIDADES CULTURAIS

👉🏿 www.brasiljunino.com.br/pt_BR/programacao-cultural