Projeto Brasil Junino

O projeto “BRASIL JUNINO” apresenta as principais festividades juninas do Brasil através de fotografias e peças audiovisuais expostas dentro de um conjunto cenográfico típico e incluindo diversas apresentações culturais características dos movimentos juninos, visando promover a diversidade cultural brasileira no exterior e transformar as festas juninas brasileiras em um novo e importante produto turístico-cultural do país.

A proposta contempla uma extensa programação com atividades culturais diárias envolvendo música regional, quadrilhas juninas, cultura popular com o Bumba meu Boi e os personagens do Maracatu, danças, performances circenses e teatrais. As atividades são voltadas para o público em geral, apresentando e promovendo uma parte da riqueza e da diversidade cultural brasileira no exterior, bem como o que o Brasil pode oferecer ao visitante como atrativos turísticos.

O projeto conta com uma exposição em vídeos e fotografias das principais festas juninas realizadas no país (Ceilândia – DF, Campina Grande – PB, Caruaru – PE, São Luis – MA, Mossoró – RN e Aracaju – SE, além do São João do Bahia que é comemorado em todo o estado); compreende, ainda, xilogravuras, peças representativas do artesanato nacional e dos figurinos característicos dos nossos grupos folclóricos, além de material audiovisual apresentando esses eventos e os atrativos disponíveis em cada um desses destinos.

Em momentos especiais é oferecido ao público uma degustação da nossa gastronomia típica do período junino, tendo por base a cachaça e os derivados do milho e da mandioca.

Em função da parceria com a EMBRATUR, o Painel Brasil serve para apresentação de material audiovisual promocional do Brasil em geral, material institucional da autarquia e outros relacionados aos destinos em foco; nesse painel também serão exibidos vídeos promocionais dos principais eventos juninos do país, além de produtos e equipamentos turísticos disponíveis em cada um desses destinos durante o período junino.