Sobre

Do nordeste para o Brasil. Do Brasil para o mundo.

Depois de receber 500 mil pessoas do mundo todo, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), a mostra Brasil Junino parte para uma temporada na Europa. De 7 de abril a 28 de maio, o evento apresenta as cores, músicas, sabores e costumes das festas juninas brasileiras para quatro países europeus.

A festa junina é o segundo festejo popular mais comemorado no Brasil depois do Carnaval. O São João, como também é conhecida, resgata tradições e celebra a diversidade cultural do País.

Na Europa, o Brasil Junino passa por Lisboa, Madri, Roma e Paris promovendo a experiência dos festejos juninos e divulgando uma nova rota turística. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania.

O público vai conferir shows, apresentações teatrais, pratos típicos, exibição de vídeos e figurinos, além de exposição com registro das maiores e mais bonitas festas juninas brasileiras.

É o São João do Nordeste, do Brasil e do mundo

O Brasil Junino promete movimentar os cenários culturais de Lisboa, Roma, Madri e Paris. O público europeu terá a oportunidade de conferir shows de artistas brasileiros consagrados, como Lucy Alves, Elba Ramalho, Os Gonzagas e Quinteto Violado.

A mostra também contará com apresentação de bandas de comunidades brasileiras e quadrilhas juninas, que irão apresentar os ritmos mais animados dos festejos de São João. Já os atores Rebeca Oliveira e Fagner Saraiva interpretam personagens do folclore brasileiro em um espetáculo emocionante.


 

Grupos locais

Grupo Pé de Cerrado, de Brasília (DF)
As suas apresentações são resultado de um intenso trabalho de pesquisa sobre a miscigenação brasileira. O resultado é uma deliciosa mistura de música, poesia, teatro, folclore e circo.

Banda de Pífanos Dois Irmãos, de Caruaru (PE)
O grupo é formado por seis integrantes que tocam pífanos, zabumba, pratos e tarol. Eles garantem a diversidade de ritmos como forró, frevo, chorinho, samba, novena, entre outros.

Balé Flor do Cerrado, de Brasília (DF)
O Balé é famoso por misturar as principais manifestações folclóricas do Nordeste brasileiro, como o maracatu, frevo, xaxado à dança clássica e contemporânea.

Grupo Matulão de Dança, de Olinda (PE)
O grupo apresenta uma proposta artística que agrega as linguagens da dança, música e poesia.

A lenda do Bumba Meu Boi
Os atores Rebeca Oliveira e Fagner Saraiva recontam a história popular do casal Mateus e Catirina em uma apresentação emocionante.

Outros atrações
A alegria das quadrilhas será representada pelos grupos Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia (DF) e pela quadrilha Raio de Sol, de Olinda (PE).